O Programa das Vinte e Quatro Horas é como se costuma chamar o enfoque básico que os membros de Alcoólicos Anônimos usam para manterem-se sóbrios.
O membro de A.A. jamais promete parar de beber para o resto da vida. Nunca se compromete a não tomar uma bebida amanhã. Quando procura A.A., a pessoa já descobriu que, por mais sincera que tenha sido, toda vez que prometia abster-se do álcool, acabava esquecendo sua promessa e voltava a se embriagar. A compulsão por beber provou ser mais poderosa do que as melhores intenções de não beber.
O membro de A.A. reconhece que seu maior problema é manter-se sóbrio agora! As vinte e quatro horas atuais que constituem o único período que a pessoa pode controlar, no tocante à bebida. Ontem já passou. Amanhã poderá nunca chegar.
"Mas hoje...”, diz o membro de A.A.,
“hoje, não tomarei um só gole.
Talvez seja tentado a beber um gole amanhã – e talvez o tome.
Mas não me preocuparei com o amanhã até ele chegar.
Meu grande problema é não beber durante esse período de vinte e quatro horas.”
Além do Programa de Vinte e Quatro Horas, Alcoólicos Anônimos frisa a importância de três lemas que a recém-chegada provavelmente ouviu muitas vezes antes de tornar-se membro de A.A.. Estes lemas são:
“Vá com calma.” “Viva e Deixe Viver.” “Primeiro as Primeiras Coisas.”
Tornar esses lemas uma parte básica de sua atitude perante os problemas da vida cotidiana, geralmente, ajuda bastante o membro de A.A. em sua tentativa de viver serenamente sem o álcool.
PERGUNTAS FREQUENTES DE A.A., "O que é o Programa das Vinte e Quatro Horas?", direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela JUNAAB - Junta de Serviços de A.A. do Brasil, 2018. Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil