Organizações


Existe um alcoólico no local de trabalho?
Muitas organizações - corporações, sindicatos e órgãos públicos - têm criado programas direcionados a empregados, cujos problemas pessoais têm afetado a empregados, cujos problemas pessoais têm afetado seu rendimento no trabalho e seus familiares.
Os empregadores e administradores estão cada vez mais conscientes da doença do alcoolismo, e das grandes perdas econômicas e humanas que acarreta, e reconhecem os benefícios de auxiliar seus empregados.
 
A Empregadores, Supervisores e Pessoal de Recursos Humanos
Alcoólicos Anônimos pode disponibilizar para empregadpres, gerentes, médicos do trabalho, serviços sociais, recursos humanos e profissionais de assitência aos empregados a experiência acumulada de mais de dois milhões de alcoólicos recuperados que agora vivem, confortavelmente e produtivamente, sem o álcool.  No Brasil, Alcoólicos Anônimos está disponível empraticamente todas as comunidades com cerca de 5.000 grupos no país.
A.A. pode ajudar as organizações a contatarem pessoas que alcançaram a sobriedade, e que estão dispostos a compartilhar, gratuitamente, suas experiências com qualquer pessoa que busque ajuda.
A Irmandade de A.A. não tem caráter profissional e nem custo; seu propósito primordial é a recuperação pessoal e a manutenção da sobriedade daqueles alcoólicos que a ela recorrem em busca de ajuda.  O enfoque de A.A. está baseado na habilidade única dos alcoólicos em recuperação de ajudar aqueles que ainda estão bebendo.
 
Unidade de propósito e outros problemas além do álcool
Alguns profissionais referem-se ao alcoolismo e ao vício em drogas como "abuso de substâncias" ou "dependência química".  Não alcoólicos, entretanto, algumas vezes, são recebidos em A.A. e estimulados a assistirem às reuniões.  Todos podem assistir às reuniões abertas de A.A., mas somente aqueles que têm problema com o álcool podem assistir às reuniões fechadas.
 
Aos colegas de trabalho
Se você tem um colega de trabalho que pode ter problemas com a bebida, seu entendimento da natureza do problema pode ser vital para ajudar o alcoólico a encontrar e manter sua sobriedade.
Você pode contribuir diretamente para sua recuperação, obtendo uma melhor compreensão do programa de A.A..  Você pode querer conversar com um membro de A.A. ou ler a literatura da Irmandade, que esclarece sobre nosso programa de recuperação e dá uma ideia geral de como o A.A. funciona.
Você também pode contatar os Grupos Al-Anon, que, embora sejam independentes de Alcoólicos Anônimos, utilizam os mesmos princípios do programa de A.A. como orientação a esposas, maridos, amigos e outras pessoas próximas ao alcoólico.
 
A.A. agradecerá a oportunidade de:
  1. Reunir-se com os empregadores para esclarecer de que forma Alcoólicos Anônimos pode cooperar;
  2. Efetuar reuniões de empregados para explicar o programa de recuperação de A.A.;
  3. Levar as reuniões de A.A. aos empregados que têm problemas com a bebida.
 

EXISTE UM ALCOÓLICO NO LOCAL DE TRABALHO? direitos autorais A.A.W.S., traduzido e publicado pela Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil.  Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil
 
INFORMAÇÃO CORRELACIONADA