A.A. em sua Comunidade
A história de Alcoólicos Anônimos está repleta de nomes de não-alcoólicos, profissionais e leigos, que se interessaram pelo programa de recuperação de A.A.. Milhares de nós devemos nossas vidas a essas pessoas e nossa dívida de gratidão não tem limites.
Alcoólicos Anônimos pode ser descrito como um método de tratamento do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes sobre sofrimento, recuperação do alcoolismo e a vida em sobriedade.
Hoje, a Irmandade está presente em aproximadamente 180 países. Aproximadamente dois milhões de alcoólicos alcançaram a sobriedade em A.A., embora seus membros reconheçam que seu programa nem sempre é eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.
Alcoólicos Anônimos adota uma política de cooperação mas não afiliação com outras organizações que se dedicam ao problema do alcoolismo.
A unidade básica em A.A. é o Grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros Grupos de A.A. ou à Irmandade como um todo. Estima-se que hoje existam aproximadamente 5.000 grupos no Brasil. Cada Grupo de A.A. realiza reuniões regulares e outras atividades de forma independente. Os comitês de serviços locais organizam apresentações informativas para diferentes organizações e instituições de acordo com o público-alvo.
Os membros de Alcoólicos Anônimos são pessoas que reconheceram ter problemas com sua maneira de beber, buscaram ajuda e encontram em A.A. uma solução. Essas pessoas são homens e mulheres provenientes de todas as classes sociais, desde adolescentes até pessoas com idade avançada, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas ou sem religião.
O que se pode esperar de A.A.?
-
Os membros de A.A. ajudam qualquer alcoólatra que tenha o desejo de se tornar sóbrio.
-
Os membros de A.A. colocam-se à disposição de todo alcoólico que peça ajuda - mesmo que achem melhor ele pedir primeiro.
-
Os membros de A.A. podem intervir para facilitar a hospitalização. Os membros dos escritórios locais de A.A. conhecem, geralmente, instituições que oferecem tratamento para alcoólicos, mas A.A. não é afiliada a essas instituições de forma alguma.
-
Os membros de A.A. têm o prazer de compartilhar sua experiência com qualquer pessoa interessada, seja em conversas particulares ou reuniões públicas.
O que A.A. NÃO faz?
Alcoólicos Anônimos não fornece motivação inicial para os alcoólicos se recuperarem; não recruta membros; não participa ou patrocina pesquisas; não mantém registros de frequência ou histórico de casos de membros; não se filia a entidades sociais; não acompanha ou tenta controlar os seus membros; não faz diagnósticos ou prognósticos clínicos ou psicológicos; não proporciona serviço de enfermagem, hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento médico ou psiquiátrico; não oferece serviços religiosos; não exerce atividades de educação sobre o álcool; não fornece alojamento, alimentação, roupas, emprego, dinheiro, outro tipo de assistência social; não fornece aconselhamento familiar ou profissional; não aceita dinheiro pelos seus serviços ou quaisquer contribuições de fora do A.A.; não fornece carta de recomendação a junta de livramento condicional, advogados, oficiais de justiça, entidades sociais, escola, empresas ou quaisquer outras organizações ou instituições.
Um membro de Alcoólicos Anônimos, individualmente, pode fazer algumas dessas coisas, de forma privada e pessoal, mas não como membro de A.A.. Muitos profissionais no campo do alcoolismo também são membros de A.A.. Seu trabalho profissional, porém NÃO tem nada a ver com sua condição de membro de A.A..
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EM SUA COMUNIDADE, direitos autorais The Grapevine, Inc., traduzido e publicado pela JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, 2018. Toda literatura de Alcoólicos Anônimos pode ser adquirida nos grupos e nos escritórios de A.A. e no site da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil